Cartas a um jovem terapeuta
* O psicoterapeuta quando, tudo dá certo, ele acaba sendo como um remédio que á gente usou e que fez seu efeito. * Nenhum psicoterapia, seja ela qual for, deveria almejar a dependência do paciente .
Traço de Caráter
1. Um gosto pronunciado pela palavra e um carinho espontâneo pessoas, por mais diferente que sejam de você. * Ex: morador de rua , pessoas em sofrimento físico ou mental. 2. Uma extrema curiosidade pela variedade da experiência humana com o mínimo possível de preconceito . * Ex: terá sua religião e respeita á do outro.
Se for complicado tratar, encaminhe para outro terapeuta. 3. O futuro terapeuta nesta variedade já tivesse uma certa quilometragem rodada.
Por isso, prefiro contar com a experiência efetiva, ou seja, gostaria que a capacidade de considerar a variedade das vidas e das condutas com carinho e indulgência viesse ao terapeuta da variedade “animada” de sua própria vida . Sem moralismo. 4. Uma boa dose de sofrimento psíquico. Desaconselho a profissão a quem está “muito bem, obrigado” por duas razões : * O futuro terapeuta deve, ele mesmo, ser paciente durante um bom tempo . * Durante os anos de sua prática, muitas vezes você duvidará da eficácia de seu trabalho.
Cartas
* No caso do terapeuta se apaixonar por uma paciente, existe 3 opções : * “O poder “ (caso do ex presidente Clinton )
Esse é o mais condenável. * “Divã, o terrível” se apaixona e casa com varias pacientes, os casamentos não duram, muito . * “Amores Terapêuticos” pode ser que encontre seu parceiro em um ambiente de trabalho sim, isso é muito comum em outros ambientes de trabalho, mas se aconteceu mais de duas vezes o terapeuta precisa de terapia .
* O que é psicanálise anglo saxã ??
A orientação terapêutica na qual você está se formando, não é uma ideologia, nem uma fé na qual seria preciso que você acreditasse, nem uma espécie de dívida que você contraiu com seus mestres e que