carga de treinos e principios de treinos
Estes níveis funcionais apresentam sempre um carácter específico, que depende do perfil concreto da carga e dos movimentos da especialidade escolhida.
- Níveis funcionais diferentes, dependem de:
. Desenvolvimento do atleta;
. Duração do treino;
. Grau de desenvolvimento atingido na especialização.
Treino
Objectivos de treino
Qualquer processo de treino deve ter em consideração a aptidão, a habilidade, a atitude mental e a capacidade intelectual do desportista.
Os objectivos de treino dividem-se em:
. Objectivos psicomotores – abrangem as capacidades condicionais e coordenativas que estão no centro do processo da aprendizagem;
. Objectivos cognitivos – englobam os conhecimentos tácticos e técnicos do desportista, permitindo uma maior eficácia do treino;
. Objectivos afectivos – incluem a força de vontade, a superação, o domínio de si mesmo e correlacionam-se com os factores físicos da prestação desportiva podendo limitá-los.
Conteúdos de treino
É o conjunto de exercícios devidamente seleccionados que visam atingir o objectivo previsto de uma forma eficiente e económica.
Meios de treino
Englobam todos os meios e medidas práticas que se utilizam para um normal desenvolvimento do processo de treino. Os meios de treino variam de acordo com os conteúdos do próprio treino.
Métodos de treino
Os métodos de treino visam atingir os objectivos fixados, utilizando procedimentos práticos cuidadosamente planeados.
Carga de treino
A carga de treino é entendida como a causa que provoca alterações no organismo, inclui a repetição sistemática de exercícios físicos que induzem a uma serie de mudanças no corpo. Para