treino desportivo
12º A
23 de Novembro de 2013
Índice
Introdução
Este trabalho foi pedido no âmbito da disciplina de Educação física, e tem como tema o treino desportivo.
Vou começar por explicar o que o é treino desportivo e qual é o seu objetivo e depois vou explicar os seus princípios, que são: Individualidade biológica, especificidade, sobrecarga, adaptação, reversibilidade/continuidade e intensidade x volume.
Depois vou falar de uma etapa essencial do treino desportivo: o aquecimento.
E por último irei explicar o que é a periodização nos treinos desportivos dos atletas profissionais.
Treino desportivo
De acordo com a referência 1 o treino desportivo é atividade física de longa duração, que é graduada de forma progressiva a nível individual, com o objetivo da preparação para tarefas mais exigentes.
Segundo a referência 2, o treino desportivo tem como objetivo melhorar o desenvolvimento físico e a prestação do atleta; fortalecer o seu estado de saúde; aperfeiçoar as técnicas e estratégias do desporto especifico, melhorar os conhecimentos teóricos táticos e técnicos do atleta, permitindo assim melhor eficácia na modalidade praticada pelo atleta
No treino desportivo há alguns princípios que devem ser respeitados pelos atletas de maneira a que o treino seja eficaz
Princípios do treino desportivo
No treino desportivo há alguns princípios que devem ser respeitados pelos atletas de maneira a que o treino seja eficaz.
Para explicar a definição de cada um dos princípios, consultei as referencias 1, 2 e 3
Princípio da sobrecarga
Sobrecarga é o aumento da carga do treino. Para melhorar a condição física do atleta deve-se aumentar a carga dos exercícios, isto pode ser um aumento de frequência, duração, volume e intensidade do treino.
Depois da sobrecarga o atleta deverá sentir fadiga, de seguida ocorre a recuperação e depois