primeirio
SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia A empresa vê na logística reversa uma grande oportunidade de reduzir custos, aumentando assim, sua chance de competitividade no mercado. As fôrmas fabricadas e vendidas perdem sua utilidade para o cliente quando a obra chega ao fim, pois a maioria delas são de tamanho e forma específica para cada projeto.
Dessa forma, a Brasform recompra essas para que elas possam ser utilizadas como insumo em um novo projeto. Não é comum a compra desse material para estoque, armazenagem, o investimento é muito alto. Em virtude desse fato, a empresa busca a recompra dessas fôrmas apenas quando já possui alguma obra em negociação. Para a organização essa é sempre a primeira opção, pois torna o projeto mais barato, deixando-o mais viável e aumentando as chances da empresa ganhar a negociação. Após recomprar essas fôrmas, elas são transportadas para uma das fábricas empresa. Lá elas são desmontadas com maçaricos e esmerilhadeiras, de modo que se obtenha da as peças soltas. Essas peças serão utilizadas para a montagem de novas fôrmas.
Normal (Kg) Reciclada (Kg)
Matéria-Prima U$ 1,20 U$ ,025
Mão de Obra US 0,80 U$ 1,10
Transporte ----- U$ 0,045
Total U$ 2,00 U$ 1,40
Na tabela acima podemos observar o custo do produto por quilo, da matéria prima virgem" e da matéria prima reciclada. Os valores foram fornecidos pela empresa como meio de comprovação das vantagens adquiridas com o uso de material reciclado.
O custo do transporte foi estimado no preço do modal rodoviário, dentro das rotas maisutilizadas, têm baixo impacto devido a quantidade transportada, geralmente toneladas. Já a mão de obra para a fabricação das fôrmas utilizando o material reciclado, -se um pouco mais cara. Isso se deve ao fato do trabalho extra necessário para desmontar tornaas fôrmas, ainda assim, o uso do material reciclado torna-se vantajoso, pois o custo da matéria-prima no mercado é muito