Sexo
Motoras e
Princípios de Treino
Professora Isabel Anacleto
Capacidades Motoras
Definição
Existem diversas definições
Podemos afirmar que, de um modo geral, as capacidades motoras são características individuais e inatas, que podem ser sujeitas a um desenvolvimento, e que, em conjunto, determinam a aptidão física de um indivíduo.
Referem-se a um conjunto de predisposições, pressupostos ou potencialidades individuais, nas quais assentam a realização, aprendizagem e/ou desenvolvimento de habilidades motoras.
Capacidades Motoras
Caraterísticas
São elementos essenciais para o rendimento motor
São determinadas geneticamente
Desenvolvem-se através do treino
Capacidades Motoras
Classificação
Condicionais
São essencialmente determinadas pelas componentes energéticas, predominando os processos de obtenção e transformação de energia. Por isso são condicionadas pela energia disponível no músculos e pelos mecanismos que lhe regulam a distribuição – caráter quantitativo
Coordenativas
São essencialmente determinadas pela componentes onde predominam os processos de condução do SNC (sistema nervoso central). Estas são condicionadas pela capacidade de elaboração das informações por parte dos analisadores implicados na formação e realização do movimento – caráter qualitativo
Capacidades Motoras
Diferença entre Capacidade e Habilidade
Capacidade
Habilidade
-indica uma medida de potencial e que, por isso, pode ser modelado e treinado;
-refere-se a algo desenvolvido; -refere-se às qualidades inatas, isto é, que nascem com o indivíduo (é determinado geneticamente, como um talento, um potencial); -não são características inatas, isto é, não nascem com o indivíduo; tem que ser aprendido/desenvolvido; -as capacidades são rendimento motor.
essenciais
para
o
Exemplos: força, resistência, flexibilidade, etc..
que
é
aprendido/
- é uma forma de movimento específico que está