Carboidratos
1. Como são classificados os carboidratos?
R: O que são? Muitos associam o carboidrato ao açúcar, propriamente dito, mas essa não é a verdade. Carboidratos são quaisquer moléculas que possuem em sua estrutura uma quantidade acima de três carbonos e água; daí o nome de Hidratos de Carbono. Os carboidratos podem ser classificados da seguinte forma:
- Quanto ao grupo orgânico Todo carboidrato possui um grupo carbonila, ou seja, apresenta uma dupla ligação de um átomo de carbono a um átomo de oxigênio (C=O). Retomando a química orgânica, quando temos uma carbonila em uma das extremidades da molécula, nós temos um aldeído. Caso a carbonila esteja no carbono central, temos então uma cetona. Partindo deste conceito, os carboidratos podem ser classificados quanto ao grupo orgânico apresentado em sua estrutura. Caso tenhamos um aldeído, denominamos aldose. Se o grupo orgânico for uma cetona, temos então uma cetose.
-Quanto ao número de carbonos Como dito anteriormente, para que possamos considerar uma molécula como sendo um carboidrato, é preciso que haja mais de três átomos de carbono em sua estrutura. Sendo assim, a medida que acrescentamos átomos de carbono, classificamos de formas diferentes, sempre com a terminação "ose", como por exemplo:
3 carbonos = triose, 4 carbonos = tetrose, 5 carbonos = pentose, 6 carbonos= hexose.
- Quanto ao número de monômeros Já sabemos que monômeros são moléculas capazes de se ligarem umas às outras, dando origem a um polímero. A classificação dos carboidratos quanto ao número de monômeros se dá da seguinte forma:
1 monômero: monossacarídeo, 2 monômeros: dissacarídeo, 3 monômeros: trissacarídeo, Quantidade razoável de monômeros (10,15 monômeros): oligossacarídeo
Vários monômeros: polissacarídeo
O principal exemplo de monossacarídeo (que também é uma hexose) é a glicose, fundamental no metabolismo, e que não encontramos em estrutura linear, apenas em forma