Resenha filme o último dos moicanos
Curso: História
Período: 5º
Matrícula: 122112005
Resenha do filme O Último dos Moicanos
O filme dirigido por Michael Mann e protagonizado pelo ator Daniel Day Lewis estreiado no ano de 1992, conta a história da guerra dos sete anos ( 1756 a 1763 ) entre a França e a Inglaterra pela disputa das terras da costa leste da América do Norte e mostra claramente a Inglaterra e a França buscarem alianças com colônias indígenas para conquistar posses de terras.
O filme mostra apenas uma das causas do começo do processo de independência dos Estados Unidos, mesmo assim não deixa claro quem é o vencedor,porém nos permite observar os aspectos políticos, econômicos e sociais dessa época em que quem dominava era quem tinha o poder maior de fogo e astúcia.
Baseado em um romance fictício, o filme leva os telespectadores a sonhar com amores impossíveis, perdendo assim o foco principal que é a guerra.
Nathaniel Hawkeye, filho adotivo de um índio moicano, se vê obrigado a contrariar o oficial Coronel Munro, encarregado pela defesa do forte William Henry e pai da enamorada Cora.Quando fica sabendo que as famílias dos colonos estão sendo massacradas pelas topas francesas. Disposto a por um fim nesse massacre o jovem índio branco começa a colocar idéias na cabeça dos soldados para voltarem para suas casa e defenderem suas famílias. Sabendo disso há uma grande revolta do Coronel, que acusa o índio branco de incitação de motim.
No auge deste acontecido, a guerra explode e os franceses, que neste período tem uma aliança com uma das tribos mais violentas da América, os Yurons, tenta um acordo pacífico com os ingleses que são obrigados a se renderem. Embora sabemos que a Inglaterra saiu vencedora desta guerra, o filme não mostra de fato quem ganhou
a guerra, e sim mostra as tropas da Inglaterra sendo dizimadas pelas tribo indígenas dos Yurons, nesta ocasião por questões