Defensivos agricolas
Conhecimentos Básicos
Embora seja uma ferramenta muito útil no controle de doenças, pragas e plantas daninhas, o uso de defensivo agrícola ou agrotóxico na propriedade exige que o proprietário e os aplicadores tenham um conhecimento básico sobre o modo de ação, doses recomendadas, hora e época da aplicação, formulação do produto, classe toxicológica e cuidados durante e após a aplicação.
A utilização de agrotóxico exige uma série de cuidados. A primeira coisa que deve ser feita quando compramos um produto químico para uso na lavoura é ler o rótulo.
Todo produto químico apresentado em diferentes formas de embalagem, vidro, tambor, lata, caixa ou pacote, tem um rótulo que deve ser sempre mantido para que o agrônomo, técnico agrícola ou o operador siga corretamente as orientações.
Transporte
Cuidados Especiais
O transporte deve ser feito observando-se as normas da legislação específica vigente, que inclui o acompanhamento da Ficha de Emergência do produto e determina que os agrotóxicos não podem ser transportados junto de pessoas, animais, alimentos, rações ou medicamentos.
Conforme estabelecido na legislação e pelas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), o transporte de todo defensivo agrícola de natureza química deve ser acompanhado de sua respectiva Ficha de Emergência (fornecida pelo fabricante ou expedidor), onde estão contidos todos os procedimentos em caso de acidente.
Cuidados a Serem Tomados durante o Transporte
O transporte de defensivos pode ser perigoso, principalmente, quando as embalagens são frágeis, devendo-se tomar as seguintes precauções:
1 - Evitar a contaminação do ambiente e locais por onde transitam;
2 - Nunca transportar defensivos agrícolas junto a alimentos, rações, remédios, etc;
3 - Nunca carregar do ambiente e locais por embalagens que apresentem vazamentos;
4 – Embalagens contendo defensivos e que sejam suscetíveis à ruptura deverão ser