carboidratos
9
Nutrição no Esporte
Número 9
Janeiro/Fevereiro - 1997
“Carboidratos e Desempenho Atlético”
Edward F. Coyle, Ph.D.
Professor Adjunto do Laboratório de Desempenho Humano
Departamento de Educação Física, Universidade do Texas em Austin
Conselho de Medicina Esportiva, Instituto Gatorade de Ciências Esportivas®
PONTOS FUNDAMENTAIS
1) O carboidrato é o principal “combustível” utilizado na contração muscular e é o nutriente mais importante para o desempenho atlético.
2) A energia obtida dos carboidratos pode ser liberada no interior dos músculos em atividade a uma velocidade até três vezes maior do que a energia derivada da gordura.
3) As reservas de carboidratos no organismo são limitadas: quando esgotadas, impedem que os atletas pratiquem exercícios intensos, podendo levar à fadiga.
4) Para melhorar o desempenho, é comum o consumo de suplementos de carboidratos durante a competição. 5) Atletas que praticam exercícios intensos regularmente devem ingerir uma dieta rica em carboidratos para que possam repor as reservas de energia entre os treinos.
6) A reposição total das reservas de carboidratos do organismo leva, no mínimo, 20 horas.
INTRODUÇÃO
Embora poucos discordem de que os carboidratos sejam um componente vital na dieta dos atletas, ainda há dúvidas sobre como tirar o maior proveito deles através da dieta. Que tipos de carboidratos os atletas devem consumir? Qual a quantidade de carboidratos a ser ingerida e quando? A ingestão de carboidratos pode melhorar o desempenho? Atletas correm o risco de sofrer de hipoglicemia por consumirem carboidratos antes ou durante o exercício?
O QUE SÃO CARBOIDRATOS?
Carboidratos são moléculas que contêm carbono, hidrogênio e oxigênio. Os açúcares e amidos encontrados na dieta comum são fontes de carboidrato para o atleta. Enquanto a glicose e a frutose são monossacarídeos, a sacarose é um dissacarídeo, uma vez que contém glicose e frutose. O amido é um
polímero