enfervecentes
Entropia.
Esta atividade é importante para que o grupo possa compreender sobre os aspectos da liberação gasosa nos comprimidos efervescentes. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos. PASSOS Passo 1 (Equipe) Pesquisar em sites, artigos, livros, etc., sobre a história dos comprimidos efervescentes, indicando sobre as principais circunstâncias físico-químicas que nortearam a produção desses comprimidos dessa forma.
Passo 2 (Equipe) Listar o nome dos todos os fármacos nos quais ocorrem reações de efervescências em meio aquoso. Lembrar-se de colocar as reações químicas ocorridas. Passo 3 (Equipe)
Adotar dois fármacos distintos e estimar o volume de gás liberado à pressão ambiente (supor constante) a partir das proporções estequiométricas da quantidade do princípio ativo que libera o gás. Passo 4 (Equipe) Pelas considerações da termodinâmica, informar de formação das entalpia ocorrida no produto, de forma estequiométrica, durante a efervescência para os dois fármacos distintos que a equipe adotou. ETAPA 2 (tempo para realização: 5 horas)
ENTREGAR ESSA ETAPA NO DIA 20 DE MARÇO.
O TRABALHO SERÁ ACEITO EXCLUSIVAMENTE NESTE DIA E NO HORÁRIO DA
AULA.
ESTA ETAPA VALE ATÉ 1,0 PONTO
EmanEuemanl Bueenel Bdeitneo diteoM deeloMelo
Farmácia 3ª Série - Físico-química Pág.7de 6
Aula-tema: Cálculo de pH em soluções de fármacos. Esta atividade é importante para que você conheça a liberação hidrogeniônica ocorrida em fármacos em presença aquosa, estimar valores de pH, e analisar as previsões ocorridas, bioquimicamente, nas etapas da administração de fármacos principalmente no estômago e intestino. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
PASSO Passo 1 (Equipe) Pesquisar sobre o caráter ácido ou alcalino dos