Resumo Caio Prado Junior
Caio Prado Junior – A formação do brasil contemporâneo
O autor foi pioneiro em utilizar o marxismo para compreender as especificidades da formação social econômica brasileira.
Objetivo central da obra = formação da sociedade brasileira e, particularmente os condicionantes do processo de transição entre a colônia e a nação. A percepção da necessidade de empreender uma nova forma de interpretação do Brasil que refletisse a real identidade, em contraposição à perspectiva de cunho idealista, entre a dicotomia do país ideal e país real.
O período colonial sinaliza para o autor o inicio de um longo processo histórico que se prolonga até os nossos dias e que ainda não está terminado. O seu objeto de estudo é a presença marcante do passado colonial em todas as dimensões (geográficas, históricas, sociais, e politicas), dai a necessidade de mergulhar nos três séculos de colonização em que se constituiram em fundamentos para entender melhor a nossa nacionalidade e entender o funcionamento do Brasil contemporâneo.
Ao tratar da colônia, período que inicia logo após o descobrimento, o autor enfatiza aquilo que chama de “ponto morto”, que á justamente o período final da colônia, quando há a transição para a
Nação.
Esse período tratado, e principalmente a fase da transição, é colocado por ele como a “chave preciosa e insubstituível para se acompanhar e interpretar o processo histórico posterior e a resultante dele que é o Brasil de hoje”
Na ótica do autor, a evolução da colônia para o Brasil -Nação , carregava para a contemporaneidade os resquícios de um ranço colonialista que provocava o distanciamento cada vez maior do modelo europeu, onde a ideologia marxista era mais pujante.
Capítulo 1- Sentido da colonização; a segunda parte, intitulada de “sentido da colonização” , o sistema colonial é esmiuçado de forma a identificar uma das molas propulsoras de sua própria instauração, que é o mercado. A exploração comercial e os interesses