CARBOIDRATOS
Dando continuidade a postagem anterior sobre o carboidrato, agora que ficou claro a necessidade dele nos processos de hipertrofia, vamos falar um pouco sobre o efeito colateral mais temido do consumo do carboidrato: engordar.
Por que muitas pessoas acham que o carboidrato engorda? Por que temos tanto medo dos carboidratos? Esse medo atrapalha muito, e está presente entre as pessoas que praticam musculação, até mesmo em atletas profissionais que necessitam ganho de massa muscular.
As pessoas que tentam perder gordura a qualquer custo tem o hábito de simplesmente contar calorias como se elas fossem todas iguais. E elas não são!
A caloria que vem de uma proteína, de uma gordura ou de um carboidrato tem a mesma medida de energia quando analisadas no laboratório, mas uma vez dentro de um ser vivo elas funcionam de maneira muito diferente. Ignorar isso é um erro tremendo e, infelizmente, muito comum.
Todos os nutrientes quando ingeridos em excesso são estocados como gordura. Mas por que os carboidratos são tão culpados? A grande diferença está no tempo de digestão e de absorção do carboidrato no nosso corpo. Eles são os primeiros a serem digeridos e absorvidos, muito mais rapidamente do que as proteínas e as gorduras. E esse tempo de absorção define muito do destino dessa caloria no nosso organismo. Como essa velocidade de metabolização para o carboidrato é muito rápida, quando comemos a mais do que precisamos o nosso metabolismo usa somente o necessário para aquele momento e rapidamente armazena o restante como gordura.
O que engorda é comer muito carboidrato em um único momento, pois vamos ter mais carboidrato do que nossas células precisam naquele momento. Então o fundamental aqui é entender O TIPO de carboidrato que estamos ingerindo e em QUAL MOMENTO estamos fazendo essa refeição, além da QUANTIDADE é claro.
1) O TIPO DE CARBOIDRATO:
Um dos principais pontos de diferenciação se o consumo de um carboidrato vai