Adm cientifica
INICIADA POR FREDERICK W. TAYLOR ELA PROVOCOU UMA “REVOLUÇÃO” NA FORMA DE ADMINISTRAR. A PRINCIPAL PREOCUPAÇÃO DE TAYLOR ERA ELIMINAR O DESPERDÍCIO E AUMENTAR A PRODUTIVIDADE.
SEGUNDO TAYLOR NA ADMINISTRAÇÃO COMO CIÊNCIA O EMPIRISMO DEVE SER SUBSTITUÍDO PELA CIÊNCIA E O IMPROVISO PELO PLANEJAMENTO.
PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA: 1- PLANEJAMENTO - SUBSTITUIR A IMPROVISAÇÃO PELO PLANEJAMENTO.
2- PREPARO - SELECIONAR E TREINAR TRABALHADORES DE ACORDO COM SUAS APTIDÕES.
3- CONTROLE - CONTROLAR O TRABALHO PARA CERTIFICAR QUE ESTÁ SENDO EXECUTADO DE ACORDO COM OS MÉTODOS.
4- PRINCÍPIOS DA EXECUÇÃO - DISTRIBUIR ATRIBUIÇÃO E RESPONSABILIDADES.
O PRIMEIRO PERÍODO DE TAYLOR VOLTOU-SE PARA A RACIONALIZAÇÃO DO TRABALHO OPERÁRIO, ATRAVÉS DO ESTUDO DE TEMPO E MOVIMENTO. ELE ANALISOU OS OPERÁRIOS NA EXECUÇÃO E PERCEBEU QUE SE UM OPERÁRIO MAIS PRODUTIVO RECEBE A MESMA REMUNERAÇÃO QUE O MENOS PRODUTIVO, ELE SE ACOMODARIA.
TAYLOR DIZ QUE: 1- O OBJETIVO DA ADMINISTRAÇÃO É PAGAR MELHOR E REDUZIR CUSTO. 2- APLICAR MÉTODOS CIENTÍFICOS PARA FORMULAR E ESTABELECER A PADRONIZAÇÃO 3- OS EMPREGADOS DEVEM SER TREINADOS 4- A ADMINISTRAÇÃO DEVE CRIAR UM AMBIENTE ÍNTIMO PARA GARANTIR A COLABORAÇÃO DO TRABALHADOR. 5- EMPREGADOS DEVEM ESTAR APTOS PARA SEGUIR AS NORMAS
NO SEGUNDO PERÍODO DE TAYLOR, A RACIONALIZAÇÃO DO TRABALHO DEVERIA SER ACOMPANHADA DE ESTRUTURAS PARA APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA EMPRESA COMO UM TODO. SEGUNDO TAYLOR AS INDÚSTRIAS PADECIAM DE TRÊS MALES: 1- VADIAGEM DOS OPERÁRIOS * ENGANO – SE O HOMEM E A MÁQUINA PRODUZEM MAIS, MAIOR SERÁ O DESEMPREGO. * DEFEITO NA ADMINISTRAÇÃO – FORÇANDO OS OPERÁRIOS A OCIOSIDADE * MÉTODOS EMPÍRICOS – INEFICIENTES
2- FALTA DE ORGANIZAÇÃO * A ADMINISTRAÇÃO