adm cientifica
Prezados Estudantes,
Para facilitar o estudo da administração científica que surge no início do século XX nos EUA, preparei o material abaixo que sintetiza os principais aspectos de escola pioneira da administração.
Para ajudá-lo a entender esse movimento, gostaria de explicar a ordem dos tópicos que aparecem a seguir:
1.Histórico Compacto da vida de Frederick Winslow Taylor: nesta parte você encontrará informações interessantes sobre a vida de Taylor, que apesar de nascer em uma família abastada, começou a vida como um operário e foi subindo em sua carreira até se tornar engenheiro. Aqui é interessante notar que Taylor trabalhou com funcionários que faziam “corpo mole” no trabalho. Esse “corpo mole” foi denominado de “vadiagem sistemática” por Taylor, pois descobriu-se que os operários tinham um acordo “oculto” e difundido entre eles que todos deveriam produzir abaixo da linha de eficiência. Fazer “corpo mole” era praticado pelos operários como uma forma de se protegerem do desemprego e havia condições que incentivavam essa vadiagem sistemática por parte de todos. Por ter sido operário, Taylor conhecia os problemas fabris, os problemas de eficiência e também sabia que havia uma cultura da ineficiência difundida por várias empresas nos EUA.
2.Problemas fabris identificados por Frederick Taylor em sua época: nesta parte Taylor faz um diagnóstico dos problemas que facilitavam o “corpo mole” ou vadiagem sistemática dos funcionários. É interessante notar que Taylor percebe que os operários manipulavam muito bem a gerência das empresas da época. Os gerentes ou administradores desconheciam o tempo necessário para realização do trabalho, as ferramentas e até mesmo o melhor modo de treinar a mão-de-obra. A Administração era baseada na tentativa e erro e não havia uma metodologia, um modo certo de se trabalhar.
3.Início da Administração Científica: para tornar a administração mais precisa, minuciosa, Taylor