Carboidratos
CONCEITOS GERAIS
Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na natureza, apresentam como formula geral: [c(H₂O)]n, daí o nome “carboidrato”, ou “hidratos de carbono” e são moléculas que desempenham uma ampla variedade de funções, entre elas:
- Fonte de energia;
- Reserva de energia;
- Estrutural;
- Matéria-prima para a biossíntese de outras biomoléculas.
Na biosfera, há provavelmente mais carboidratos do que todas as outras matérias orgânicas juntas, graças á grande abundância, no reino vegetal, de dois polímeros da D-glucose, o amido e a celulose.
O carboidrato é a única fonte de energia aceita pelo cérebro, importante para o funcionamento do coração e todo sistema nervoso.
O corpo armazena carboidratos em três lugares: fígado (300 a 400g), músculos (glicogênio) e sangue (glicose). Os carboidratos evitam que nossos músculos sejam digeridos para produção de energia, por isso se sua dieta for baixa em carboidratos, o corpo faz canibalismo muscular.
MONOSSACARÍDEOS
Os monossacarídeos, também são chamados de açúcares simples, consistem em uma única unidade cetônica. O mais abundante é o açúcar de seis carbonos D-glucose; é o principal combustível para a maioria dos organismos e o monômero básico dos polissacarídeos mais abundante tais como o amido e a celulose.
As classificações dos monossacarídeos também podem ser baseadas no número de carbonos de suas moléculas; assim sendo, as trioses são monossacarídeos mais simples, seguindo das tetroses, pentoses, hexoses, heptoses, etc. Destes, os mais importantes estão às pentoses e as hexoses.
As pentoses mais importantes são:
- Ribose
- Arabinose
- Xilose
As Hexoses mais importantes são:
- Glicose
- Galactose
- Manose
- Frutose
DISSACARÍDEOS
São carboidratos ditos glicosídeos, pois são formadas a partir da ligação de dois monossacarídeos através de ligações especiais denominadas “ligações glicosídicas”. A ligação glicosídica ocorre entre o carbono anomérico de um