Seminario billings
Com duração de três dias de imersão total, o Seminário reuniu 193 especialistas em temas diversos, que trabalharam em grupos para definir as áreas e ações prioritárias. No primeiro dia, os participantes se reuniram em grupos temáticos, no dia seguinte em grupos por sub-regiões da Bacia Hidrográfica da Billings, e no terceiro e último dia, em grupos de recomendações gerais para a bacia. Para a consolidação dos resultados deste último dia de trabalho, os participantes foram convocados para uma nova reunião, que ocorreu no dia 16 dezembro de 2002, no Instituto Goethe, em São Paulo.
Esta iniciativa foi resultado de uma parceria entre o Instituto Socioambiental, Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo, Sub-Comitê de Bacia Hidrográfica da Billings, Prefeitura Municipal de Ribeirão Pires, Secretarias Municipais de Habitação e de Meio Ambiente do Município de São Paulo, Instituto Acqua, Associação Global de Desenvolvimento Sustentado – AGDS e Senac, e contou com o apoio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos – Fehidro, Financiadora de Estudos e Projetos – Finep, Fundação Florestal, Sabesp, Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras de São Paulo, Secretaria de Energia de São Paulo e Emae.
Destes trabalhos resultaram 12 mapas temáticos, com identificação de 168 áreas prioritárias, 4 mapas regionais e 1 mapa com os resultados consolidados para a bacia, com 66 áreas, que foram apontadas pelos participantes como de