IDENTIFICAÇÃO DE SISTEMAS PARA A CRIAÇÃO DE MODELOS ETDI
IDENTIFICAÇÃO DE SISTEMAS UTILIZANDO ALGORITMOS INTELIGENTES PARA A CRIAÇÃO DE MODELOS COM BASE NA PRESENÇA DE SETE SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS NA ÁGUA DE UMA ETDI (ESTAÇÃO DE TRATAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA): ESTUDO DE CASO EM UMA ETDI
Manaus - Amazonas
2010
WILLIAN MARINHO PINHEIRO
IDENTIFICAÇÃO DE SISTEMAS UTILIZANDO ALGORITMOS INTELIGENTES PARA A CRIAÇÃO DE MODELOS COM BASE NA PRESENÇA DE SETE SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS NA ÁGUA DE UMA ETDI (ESTAÇÃO DE TRATAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA): ESTUDO DE CASO EM UMA ETDI DA PETROBRÁS-AM.
Manaus - Amazonas
2010
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Um dos grandes desafios na história da ciência tem sido obter sistemas análogos aos processos e fenômenos observados no universo. Por sistema análogo entende-se um sistema capaz de reproduzir algumas características do fenômeno observado, assim como uma maquete reproduz as escalas, proporções, cores, etc. de uma construção real. Quando o análogo é um sistema matemático, ele constitui um modelo matemático do fenômeno observado.
Com a crescente disponibilidade de computadores, o uso de modelos matemáticos tem aumentado em praticamente todas as áreas do conhecimento humano. Além disso, tem-se observado uma mudança no tipo de modelos utilizados. Mais especificamente, tem havido um crescente interesse por representações não-lineares para caracterizar sistemas e fenômenos reais. Na medida em que as representações lineares são substituídas em algumas aplicações por seus correspondentes não-lineares, torna-se possível analisar e reproduzir certos fenômenos e comportamentos dinâmicos mais complexos (Aguirre, 1996). Por outro lado, a obtenção de modelos não-lineares é significativamente mais trabalhosa do que para modelos lineares e, além disso, há algumas etapas na modelagem de sistemas não-lineares que ainda não estão bem estabelecidas.
De forma geral, é possível