Saneamento
Manual do
Saneamento Básico
Entendendo o saneamento básico ambiental no Brasil e sua importância sócioeconômica
© 2012 Instituto Trata Brasil.
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial.
O Manual do Saneamento Básico pode ser acessado na íntegra no site www.tratabrasil.org.br
Projeto Gráfico e Editoração: Agenilson Santana - MTb 32.070 Jornalista Responsável: Mônica Batista - MTb 20.081
Sumário
Introdução O que é saneamento básico Abastecimento de água Esgotamento sanitário
Reflexos do saneamento na sociedade
Glossário
07 09 25 31 39 47
Introdução
A importância do saneamento e sua relevância à saúde humana remontam às mais antigas culturas. O desenvolvimento do saneamento sempre esteve ligado à evolução das civilizações, às vezes retrocedendo, outras renascendo com o aparecimento de outras. Essa descontinuidade da evolução do serviço está ligada, em grande parte, aos poucos meios de comunicação do passado. Avanços importantes alcançados em épocas distantes foram esquecidos durante séculos porque não eram conhecidos pela população. No Velho Testamento existem diversas passagens vinculadas às práticas sanitárias do povo judeu como, por exemplo, o uso da água para limpeza: “roupas sujas podem levar a doenças como a escabiose”. Assim, os poços para abastecimento eram mantidos tampados, limpos e longe de possíveis fontes de poluição.
8
MANUAL DO SANEAMENTO BÁSICO - TRATA BRASIL
Na civilização greco-romana há vários relatos das práticas sanitárias e higiênicas e suas relações com o controle das doenças. Entre as práticas sanitárias coletivas mais marcantes na antiguidade estão a construção de aquedutos, os banhos públicos e os esgotos romanos, tendo como símbolo histórico a conhecida Cloaca Máxima de Roma.