Saneamento
INTRODUÇÃO
As condições de saneamento básico ofertadas à população são um dos fatores que determinam a qualidade de vida e interferem no processo saúde/doença. Essa pesquisa foi feita para observar e relatar os problemas de saneamento básico e seus agravos no tocante à saúde.
Foram feitas fotografias pela cidade, em Mossoró, no bairro de Nova Betânia, e em Russas, na periferia. Essas abordagens foram feitas com o intuito de trazermos a realidade para a universidade. Confrontamos duas populações diferentes, uma de poder aquisitivo alto, e outra população carente, mas ambas apresentam problemas de saneamento, só que em aspectos e necessidades diferentes.
É preciso que todos façam a sua parte, a natureza pede socorro. A população deve ter higiene e educação no armazenamento, produção e descarte de seus lixos. O enfermeiro entra como fiscalizador e orientador, desempenhando importante papel nesse processo, na tentativa de garantir as pessoas condições mais dignas de sobrevivência, promovendo a conscientização de todos.
Nossos governantes precisam investir mais em saneamento, melhorar as redes de esgotos, o acesso à água tratada para consumo humano, bem como o seu reaproveitamento. Visto que sujeira e água parada acarretam inúmeros problemas de saúde publica, desencadeiam varias doenças, e poluem o meio ambiente ocasionando diversos outros problemas que afetam o planeta, a fauna e a flora.
PESQUISA DE CAMPO
NOME:_________________________________________ IDADE:___________ S:_____
1- Tem posto de Saúde? Sim( ) Não( )
2- Quais as doenças comuns da população? Por que?
______________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________
3- Tem saneamento básico? Sim ( ) Não( )
4- Tem lazer