Ampliação de forças
Objetivo
O trabalho tem como objetivo demonstrar métodos de ampliações de força que podem ser usados para manusear, elevar, movimentar entre outros benefícios, com facilidade e melhor conforto.
Os multiplicadores de força são essenciais para diversas atividades, como por exemplo: em elevação de materiais e construções civis, movimento de peças de grande porte, e ate mesmo o simples ato de abrir uma porta, pois a maçaneta é um tipo de alavanca que usamos diariamente.
Através desse trabalho demonstraremos como são importantes e comuns em, nosso dia a dia, esse métodos usados para ampliar uma força exercida.
Tipos de ampliação de força que abordaremos como funcionam, onde são usados e exemplos.
1. Alavancas
2. Polias (Roldanas)
3. Planos inclinado
AMPLIAÇÃO DE FORÇA COM ALAVANCA Alavanca é um mecanismo simples constituído de uma barra rígida, móvel em torno de um ponto fixo, e sobre a qual atua duas forças : a potência e a resistência.
Existem 3 tipos de alavancas: interpotente, interfixa e inter-resistente. Alavanca interpotente é definida quando a força potente está localizada em algum lugar entre a força resistente e o ponto fixo. Este tipo de alavanca é muito comum em nosso dia-dia, exemplos:
Vassouras, enxadas, martelos, rastelos, abridores de garrafas e assim como outros com esses mesmo sistema de aplicação.
Alavanca interfixa é definida quando o ponto fixo ocupa um lugar qualquer entre a força potente e a força resistente, em outras palavras o ponto fixo se localiza no centro e a força potente e resistente nas extremidades, exemplos:
Tesouras, pedais de bicicletas, gangorras, cortadores de unha.
Alavanca inter-resistente tem como princípio básico onde a força potente está entre a força resistente e o ponto de apoio. Um exemplo que podemos citar desse tipo de alavanca é, carrinho de mão, pois o ponto de apoio será o pneu, a força potente está localizada na outra extremidade e força