Torque
No nosso dia-a-dia, executamos tarefas sem pensar por que as fazemos, geralmente, da mesma for ma. Uma dessas tarefas é a de abrir uma porta. Qual seria a razão de a maçaneta localizar-se sempre na posição mais afastada da dobradiça? E por que é tão difícil fechar uma porta empurrando-a próximo da dobradiça?
(Antes de tudo e para o esclarecimento desse assunto chamaremos 3 pessoas para fechar a porta cada vez mais distante da dobradiça.)
Chegaremos a conclusão que abrimos uma porta com maior dificuldade aplicando uma força a certa distância do eixo de rotação, ou seja, do eixo que passa pelas dobradiças. Abrimos a mesma porta com dificuldade menor, aplicando a mesma força a uma distância maior do eixo de rotação. Assim, o efeito de abrir a porta depende não apenas do módulo da força aplicada, mas também da distância entre o ponto A, de aplicação da força, e o ponto B, no eixo de rotação da porta. (Além disso, é efetiva apenas a componente da força perpendicular ao plano da porta. Em outras palavras, tanto menor é a dificuldade para abrir a porta quanto mais próximos de 90o forem os ângulos α, entre o raio de giro e a direção da força aplicada, e β, entre o eixo de rotação e a força aplicada.) – Entender e explicar.
Define-se como torque de uma força F em relação a um ponto P, denominado polo, o produto entre a intensidade dessa força pela distância d do ponto P, considerando sua distância em relação à sua linha de ação. Notamos aqui que a variação do momento angular pode ocorrer como resultado da variação da posição ou da variação da quantidade de movimento. Assim, a medida da intensidade do torque é:
T = ±F . d
Torque é uma força vetorial e o sinal depende do sentido da rotação. Se positivo, indica que o movimento se dá no sentido anti-horário, e se negativo o movimento se dá no sentido horário.
É essa grandeza que governa o movimento de rotação de um corpo extenso do mesmo modo que a força é a grandeza que governa o movimento de