torque
SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DO SOLO E ENGENHARIA AGRÍCOLA
Torque
Ponta Grossa
2013
Ana Paula Teixeira
Cristian Felipe
Hermes Karas
Luis Felipe Lourenço
Torque
Ponta Grossa
2013
SUMÁRIO
1. OBJETIVO
A partir de um experimento de “Momento: Estudo em função do Equilíbrio”, teve-se por objetivo determinar o momento de uma força em relação a um ponto e calcular o ponto de aplicação da resultante pelo método de Varignon.
Em “Método de Análise Vetorial”, o objetivo encontrava-se em determinar o peso de uma barra segundo as condições de equilíbrio de um corpo.
2. INTRODUÇÃO
I. Torque
Da mesma forma que a massa do corpo entra nas equações na forma de um momento de inércia, onde a distribuição de massa em torno do eixo de rotação é importante além da própria massa, aqui teremos uma relação entre a força e o torque, que é análogo da força no caso rotacional. De fato, uma experiência comum, que pode ilustrar como a força atua no movimento de rotação, é a abertura de uma porta. As maçanetas estão sempre localizadas o mais longe possível das dobradiças objetivando minimizar o esforço feito pela pessoa ao abrir a porta. De fato, no que se refere ao movimento de rotação, não importa apenas a intensidade da força mas igualmente importantes são a direção, sentido e a distância do eixo de rotação do corpo. Com efeito, se tentamos abrir a porta aplicando uma força perto das dobradiças teremos que usar uma intensidade de força muito maior para produzir a mesma rotação. Além disso, também podemos sentir a diferença se aplicamos uma força perpendicular ao plano da porta ou segundo qualquer outro ângulo. No primeiro caso, teríamos que fazer um esforço menor em comparação com o segundo.
Assim, é necessário definir uma grandeza que tenha o mesmo papel da força no caso translacional