torque
Neste presente trabalho irei abordar assuntos relativamente relacionados com Torque e Momento Magnetico. Para aplicar um torque a força deve ser exercida em um ponto que não coincida com o eixo de rotação e numa direção que não coincida com o raio de giro em relacao ao momento magnetico dizer que a força resultante sobre a agulha de uma bússola, devida ao campo magnético da Terra, é quase nula, já que sobre os dois polos magnéticos atuam forças opostas da mesma grandeza. Torque
O torque é uma grandeza vetorial da física, e é definido como afração da força aplicada sobre um objeto que é efetivamente utilizada para fazê-lo girar em torno de um eixo ou ponto central, conhecido como ponto pivô. A distância do ponto do pivô ao ponto onde atuauma força ‘F’ é chamada braço do momento e é denotada por ‘r’. Nota-se que esta distância ‘r’ é também um vetor.
As unidades de medida de torque são libra-polegada ou libra-pé; a unidade SIé Newton metro. Observa-se que as unidades de torque têm dois componentes: força e distância. Para calcular o torque, é preciso apenas multiplicar a força aplicada pela distância medida entre o ponto de aplicação e o centro do eixo de rotação.
Na condição de equilíbrio de um corpo extenso é necessário que o torque resultante seja nulo, ou seja, o torque exercido pela força em um dos lados deve compensar o torque exercido pela outra força no outro lado.
O exemplo simples pode ser representado pela força que se faz para girar o parafuso que fixa a roda do carro. Portanto, é descrita como uma força multiplicada pela distância entre o ponto de aplicação da força e o centro do eixo de rotação.
Representaremos o torque pela letra grega (tau). O torque fornece a medida quantitativa de como a ação de uma força pode provocar ou alterar o movimento de rotação do corpo. Podemos ainda dizer que a força aplicada em um ponto fora do eixo de rotação, que passa pelo ponto O de um corpo provoca um torque nesse corpo, fazendo-o girar em