Segurança e Vidrarias de Laboratórios Químicos
Química Geral e Experimental
Segurança e Vidrarias de Laboratórios Químicos
Recife – Setembro de 2012
Introdução
A execução de qualquer tarefa num Laboratório de Química envolve geralmente uma variedade de equipamentos que, devem ser empregados de modo adequado, para evitar danos materiais e pessoais. A escolha de um determinado aparelho, vidraria ou material depende dos objetivos e das condições em que o experimento será executado. Entretanto, na maioria dos casos, o experimentador deve fazer a associação entre equipamento e finalidade.
Objetivo
Conhecer e dominar os aparelhos, materiais e vidrarias que serão utilizadas no laboratório. Associando sua correta utilização.
Materiais e Métodos
Foi visto na aula alguns equipamentos que deverão ser utilizados para manipulação de substâncias e atitudes que devemos tomar em caso de acidente para que nosso corpo não sofra dano algum.
Luvas: Utilizadas para proteger as mãos. São de uso obrigatório na manipulação de qualquer material biológico ou produto químico. São fabricadas em diferentes materiais para atender as diversas atividades laboratoriais. A eficiência das luvas é medida através de três parâmetros:
Degradação: mudança em alguma das características físicas da luva.
Permeação: velocidade com que um produto químico permeia através da luva.
Tempo de resistência: tempo decorrido entre o contato inicial com o lado externo da luva e a ocorrência do produto químico no seu interior. Avental ou roupas de proteção: é para usar quando estiver no laboratório para evitar que seu corpo não entre em contato com substâncias químicas.
Proteção facial/ocular: Deve estar disponível para todos que trabalhem em locais onde haja manuseio ou armazenamento de substâncias químicas