resenha abreu
Para além dos Direitos Cidadania e Hegemonia no Mundo Moderno. Dimitri E S Morais Para além dos direitos: Ampliação da cidadania processo hegemônico.
● O novo padrão de acumulação capitalista, e a crescente monopolização positiva marca a reificação da sociedade com a redução do ser humano a apenas valores burgueses. ● Reestruturavase a economia capitalista em grandes empresas com enorme aparato de controle tecnológico e burocrático, complexa hierarquia, divisão do trabalho e mais produtividade, com massificação da produção e consumo”. A crescente produtividade e maior extração da maisvalia relativa, ou seja, forças de trabalho integradas aos cidadões subalternos sintetizavam um quadro favorável as estratégias de persuasão e de integração de classes. Incluindo o movimento operário, à lógica do mercado. ● “As instituições mediadas pelo Estado nacional foram transfiguradas e aparelhadas com novas leis que legitimava a lógica burguesa.” ● “As medidas reguladoras se caracterizam por um sistema eleitoralpartidario, com sufrágio ampliado, foi instituindo uma divisão hierárquica da participação política, a qual, por sua vez se autonomizou e se sobre pôs à luta de classes e aos indivíduos.” Esses elementos permitiram a reprodução e a legitimação da ordem social, passou a depender crescentemente do sucesso das estratégias reformadoras e persuasivas desenvolvidas por dirigente políticos profissionais.”
● “A reprodução da alienação do trabalho compatível com a ampliação do consumo do bemestar, da seguridade social e da representação política apresentavase, pois, como desafio para os dirigentes da sociedade capitalista e suas configurações nacionais.”
●
●
●
●
●
A legitimação na perspectiva da necessária regulações publica, das condições de
reprodução