relatorio destila o 1
Departamento de Quimica
Técnicas básicas e segurança de laboratório
Extração líquido- líquido e Destilação Simples
Felipe Brait
Héricles Gonçalves
Maio, 2015
Belo Horizonte, MG
1- Objetivos
1.1 Obter o solvente Clorofórmio com grau de pureza “para análise” por destilação simples.
1.2 Avaliar a composição de uma amostra de mistura de substâncias por destilação fracionada.
1.3 Isolar óleos essências de plantas por destilação com arraste a vapor e caracterização de grupos funcionais orgânicos. Extração do óleo essencial do destilado por extração líquido-líquido.
2- Introdução
A destilação é uma técnica de separação bastante versátil, pois pode consistir desde montagens simples com objetivos simples até montagens mais complexas com objetivo de extrair produtos com maior valor agregado. Neste relatório consta a análise das seguintes técnicas de destilação utilizadas durante as últimas aulas práticas:
Destilação simples
Destilação fracionada
Destilação por arraste a vapor
Cujos objetivos são de purificação do clorofórmio, analisar a composição de uma solução, e obter o óleo essencial de uma erva, respectivamente.
Para o caso de purificação do clorofórmio é necessário explicitar que antes da destilação simples foi feita uma extração líquido-líquido, com o intuito de retirar as impurezas comuns através da dissolução em água e reações ácido-base, feito isso foi escolhida a destilação simples pois o clorofórmio tem um ponto de ebulição baixo e bem distante do da água e demais possíveis impurezas restantes.
Já na segunda prática foi utilizada a destilação fracionada pois a mistura era de composição desconhecida e portanto as duas, ou mais, fases presentes poderiam ter um ponto de fusão próximos demais para que se separassem efetivamente com uma destilação simples. Para tal utiliza-se uma coluna de fracionamento, que é uma coluna cheia de impedimentos, chamados pratos teóricos, que forçam a volta do vapor ao estado