Colunas de Destilação
CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO EM
PETRÓLEO E GÁS
SIMULAÇÃO DE EQUIPAMENTOS
PROFESSOR: CLÁUDIO SÉRGIO
RELATÓRIO DE COLUNA DE DESTILAÇÃO
Claudio Alexandre Rodrigues de Oliveira
MATRÍCULA: 20101040975
Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2012
SUMÁRIO
1- Introdução
2 – Destilação Industrial 2.1 Destilação fracionada 2.2 Coluna de fracionamento
3 - Processos comumente encontrados em uma refinaria
4 - Principais produtos
5- Utilização do Hysys na destilação de petróleo
6- Curva de Destilação
7- Bibliografia
1- INTRODUÇÃO:
Refinaria é o nome usual para referir-se as destilarias de petróleo que realizam o processo químico de limpeza e refino do óleo cru extraído dos poços e minas de óleo bruto, produzindo diversos derivados de petróleo, como lubrificantes,aguarrás, asfalto, coque, diesel, gasolina, GLP, nafta, querosene, querosene de aviação e outros.
O petróleo bruto (não processado) é composto de diversos hidrocarbonetos, com propriedades físico-químicas diferentes. Por isso, tem pouca utilidade prática ou uso.
No processo de refino, os hidrocarbonetos são separados, por destilação, e as impurezas removidas. Estes produtos podem então ser utilizados em diversas aplicações.’
2 – DESTILAÇÃO INDUSTRIAL
É comumente empregada no refino do petróleo. Na maioria dos casos processo continuo. Novas matérias-primas estão sempre sendo alimentadas na coluna de destilação e produtos estão sempre sendo removidos. A menos que o processo seja perturbado devido a mudanças nas matérias primas, calor, temperatura ambiente, ou condensação, a quantidade de matéria prima a ser adicionada e o volume de produto a ser retirado são normalmente iguais.
A destilação industrial é tipicamente realizada em grandes colunas cilíndricas verticais conhecidas como "torres de destilação ou fracionamento" ou "colunas de destilação", com diâmetro variando entre 65 cm a até 6 metros, e