CARACTERIZA O DE GRUPOS FUNCIONAIS 1
CURSO DE BIOMEDICINA
ANA PAULA BARBOSA
CAMILA SILVA
BRUNA TORETTI
JULIANE GOMES
KELLY PERRARO
CARACTERIZAÇÃO DE GRUPOS FUNCIONAIS
CRICIÚMA
2015
ANA PAULA BARBOSA
CAMILA SILVA
BRUNA TORETTI
JULIANE GOMES
KELLY PERRARO
CARACTERIZAÇÃO DE GRUPOS FUNCIONAIS
CRICIÚMA
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 2
2. OBJETIVO 3
3. MATERIAIS E REAGENTES 4
3.1. MATERIAS 4
3.2. REAGENTES 5
4. CONCLUSÃO 6
5. QUESTIONÁRIO 7
REFERÊNCIAS 8
1. INTRODUÇÃO
Alguns compostos orgânicos possuem apenas os elementos carbono e hidrogênio, sendo assim, conhecidos como hidrocarbonetos. Estes podem se classificar, conforme sua estrutura, em dois grandes grupos: os alifáticos e os aromáticos.Os álcoois podem se classificarem como primários, secundários ou terciários, conforme a espécie de átomo a que o grupo (–OH)está ligado. Já os ácidos carboxílicos são caracterizados estruturalmente pela presença do grupo (–COOH) denominando-se então, grupo carboxílico. Vários produtos e sintéticos possuem este grupo funcional.
As cetonas e os aldeídos possuem estruturas semelhantes, pois ambos têm a carbonila (C=O) como grupo funcional. A diferença que existe entre eles é que os primeiros possuem pelo menos um átomo de hidrogênio ligado ao carbono carbonílico, sendo que os últimos possuem dois grupos alquil e/ou aril. Aldeídos e cetonas são facilmente encontrados na natureza, fazendo-se presentes em fragrâncias, açúcares, corantes, harmônios, etc.
O Teste de Lucas serve para identificar álcoois primários, secundários ou terciários por aspectos cinéticos, levando em conta a velocidade da reação. Se for muito rápida, por exemplo, o álcool é terciário. O reagente de Lucas é uma solução de cloreto de zinco em ácido clorídrico concentrado (ZnCl2), esse teste consiste em reagir juntamente com o álcool. A formação de uma segunda fase já é um efeito visível do início da reação, isso, devido ao haleto de