Gestao administrativa
1. Conceito de Organização
Segundo Lacombe, podemos definir organização, como um grupo de pessoas que se constitui de forma organizada a fim de atingir objetivos comuns. Incluem-se nesta definição empresas, universidades, hospitais, escolas, creches, associações culturais, partidos políticos, sindicatos, clubes, condomínios, cooperativas, famílias, organizações não-governamentais etc. Por meio de uma organização, torna-se possível alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Para Chiavenato (1999), a organização pode ser entendida como uma entidade social dirigida para objetivos específicos e deliberadamente estruturada, sendo entidade social porque é constituída por pessoas, é dirigida para objetivos porque é desenhada para alcançar objetivos, é deliberadamente estruturada pelo fato que o trabalho é dividido e seu desempenho é atribuído aos membros da organização. Dentro deste ponto de vista, o autor afirma que as organizações podem ser visualizadas sob dois aspectos distintos: a organização formal e a organização informal.
2. Organização Formal e Informal
Conforme dito anteriormente as organizações podem ser formais e informais, e podem existir como entidades independentes.
1. Organização Formal
Dá-se o nome de organização formal à estrutura de relações profissionais entre pessoas, planejada no sentido de facilitar a realização dos objetivos globais da organização. A organização formal é a organização oficialmente adotada e é geralmente caracterizada pelo organograma e pelos manuais de organização. Os principais aspectos apresentados pela organização formal são: Os órgãos, como departamentos, divisões, seções, setores etc. • Os cargos, de diretores, de gerentes, se supervisores, de funcionários, de operários etc. • A hierarquia de autoridade, como autoridade e responsabilidade previamente definidas. • Os objetivos e os planos definidos para alcançá-los