Resenha Abreu
ENGENHARIA MECÂNICA
PROFESSORA: VÂNIA REZENDE
DISCIPLINA: EMPREENDEDORISMO, CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS.
ALUNO: GABRIEL ABREU
SÃO JOÃO DEL REI – MG
FEVEREIRO DE 2015
RESENHA CRÍTICA
EMPREENDEDORISMO – TRANSFORMANDO IDEIAS EM NEGÓCIOS
CAPITULO 2 – O PROCESSO EMPREENDEDOR
O capítulo dois do livro “Empreendedorismo – transformando ideias em negócios” vem nos falar primeiramente que o avanço tecnológico tem sido um grande precursor para a necessidade do aumento de empreendedores, se fazendo necessária a formalização de conhecimentos que antes, eram apenas obtidos experimentalmente. Tal necessidade levou um grupo de pesquisadores a organizar em 1997, o projeto GEM – Global Entrepreneurship Monitor, a uma iniciativa juntamente com os Estados Unidos e Inglaterra, com o propósito de mensurar o empreendedorismo nos países. O que é excelente, pois foi constatado que o empreendedorismo era e continua sendo um meio fundamental para o desenvolvimento social e econômico dos países que o difundem como disciplina.
O empreendedorismo brasileiro se deu através da criação das entidades SEBRAE e Softex. Pode-se destacar a importância dessas duas entidades, pelo fato de que antes disso, pouco se falava no assunto e na criação de pequenas empresas no país, passando 20 anos, o país adentrou com um grande potencial de desenvolver um dos maiores programas de ensino de empreendedorismo do mundo, em que mais de 2.000 escolas lecionam o empreendedorismo. O primeiro relatório do GEM, em 2000, o Brasil aparece como o país que possuía maior relação entre o número de habitantes adultos que começam um negócio e o total desta população: de 1 em cada 8 adultos.
A proporção é muito boa, pois mostra a vontade de vencer, a pró – atividade e a excelente iniciativa do povo brasileiro. No entanto, esta proporção tem seu lado negativo exposto quando muitos negócios chegam a decretar falência precoce.
A explicação de tal