Resenha do livro o futuro do estado 'dalmo de abreu dallari'
O FUTURO DO ESTADO
2 RESENHA
A uma gama de pontos de vista sobre o Futuro do Estado, ainda assim, existem dúvidas a respeito, o livro o Futuro do Estado nos traz uma interessante oportunidade para verificação das diversas correntes de pensamento. Podemos vislumbrar o modo pelo qual o desenvolvimento contínuo de distintas formas de atuação garante a contribuição de um grupo importante na determinação dos modos de operação convencionais. Dentre elas há três grupos específicos que tem teorias que preconizam a alteração da quantidade de estados, ou seja: as que afirmam que haverá um Estado Mundial, as que sustentam que todos os Estados irão desaparecer e aquelas para as quais haverá no mundo um pequeno número de super- Estados. Há ainda um quarto grupo, que é o dos que não se referem ao número de Estados, que acreditam em uma transformação para melhor nos Estados existentes, que eliminará os conflitos, pois haverá condições semelhantes para todos.
Desde os tempos mais remotos a busca pelo conhecimento do futuro têm sido incessante, nas sociedades de uma maneira geral tudo se faz em função do futuro, o autor ressalta o cuidado que se deve ter para que isto não se torne uma obsessão. Há que se levar em conta também as conseqüências que podem haver para a sociedade em geral, devido à adaptação as mudanças que às vezes são demasiadamente bruscas. A percepção das dificuldades facilita a criação dos procedimentos a serem adotados.
A predição é necessária, porém não devemos nos basear apenas nisso, devemos levar em conta também a cultura de cada sociedade e estabelecer um patamar no qual as normas e leis tornem a convivência possível. A complexidade dos estudos efetuados por autores com diversos conceitos diferentes de Estado tornam indispensável à fixação de um conceito, evitando-se assim divergências decorrentes da diferença de concepções. Por outro lado, a consolidação das estruturas nos obriga à análise dos conceitos pré- existentes. O autor cita também