Drenagem urbana
1.1 Objetivo geral: Conhecer os diversos problemas causados pela falta de sistema de drenagem urbana em áreas próximas aos corpos receptores naturais do Bairro Amazonino Mendes.
1.2 Específicos: Investigar em referências bibliográficas e em campo os problemas causados e prejuízos causados à população afetada, e ainda apontar algumas soluções técnicas com obras de engenharia ambientalmente corretas.
2. METODOLOGIA:
O trabalho de pesquisa será desenvolvido basicamente em duas atuações de levantamento de conteúdos, sendo:
01. Atuação de campo: Conhecer “In loco” as características geográficas e as condições de saneamento básico do bairro Amazonino Mendes (Mutirão).
02. Consulta bibliográfica: Literatura especifica serão de vital importância para ampliar o leque de informações que necessitamos, até mesmo nos questionamentos elementares. O perfil qualitativo será relevante neste projeto, onde os resultados surgirão através de informações necessárias à compressão e divulgação deste trabalho.
UM ESTUDO SOBRE OS PROBLEMAS CAUSADOS PELA FALTA DE DRENAGEM E INFRA-ESTRUTURA URBANA ADEQUADA NO BAIRRO DO MUTIRÃO – ZONA LESTE DA CIDADE DE MANAUS
O bairro de Amazonino Mendes II, vulgarmente conhecido como Mutirão, está localizado na Zona Leste da Cidade de Manaus, e foi fundado no fim da década de oitenta, mediante doação de lotes populares. Na época os futuros moradores, se juntavam em grupos para construir suas casas de tal forma que o bairro ficou conhecido como Mutirão. O bairro possui aproximadamente cerca de 8.000 (oito mil) famílias, sendo que cerca de 15% delas moram em locais próximos ao igarapé, ou seja, em áreas de preservação permanente, tal situação contribui para ocorrências de enchentes e alagações dessas residências. Durante o período chuvoso que ocorre durante os meses de novembro a maio na cidade de Manaus, as famílias começam a sofrer diversos