Capítulo
2.1 Experimento 1 - Determinação do Ponto de Fusão do Naftaleno (C10H8)
Para a realização desse experimento foram necessários os seguintes materiais: * Béquer de 100 mL * Bico de Bunsen * Fita crepe * Isqueiro * Naftaleno em pó (C10H8) * Suporte universal e garra * Tela de amianto * Termômetro * Tripé * Tubo capilar de 75mm * Água
A princípio, foi aquecida uma das extremidades do tubo capilar no bico de Bunsen, encerrando-a por meio da transição vítrea e moldagem. Em seguida, foi depositado o pó de naftaleno no tubo, de modo que atingisse a altura de 1 cm. Com a fita crepe, acoplou-se o tubo capilar ao bulbo do termômetro, o qual se encontrava preso ao suporte universal. Logo após, metade do béquer foi preenchida com água e esse foi colocado sobre a tela de amianto no tripé. Posicionou-se o termômetro no interior recipiente (ajustando o bulbo do termômetro a 2 cm abaixo da superfície do líquido); e alocando o bico de Bunsen abaixo da tela de amianto, para um aquecimento lento e homogênio. A Figura 1 representa o processo descrito.
Figura 1: Posicionamento dos materiais no Experimento 1
Fonte: (2) (Com alterações realizadas pelos autores) Pela análise do aspecto visual do experimento, determinou-se que a temperatura de início da fusão é a mesma da transparência parcial do material, findando o intervalo de fusão quando o sistema se encontra totalmente cristalino. Após a anotação das duas temperaturas o experimento foi encerrado.
2.2 Experimento 2 - Determinação do Ponto de Ebulição da Água Destilada Para a realização desse experimento foram utilizados os seguintes materiais: * Tubo de ensaio com capacidade de 10 mL * Suporte Universal * Bico de Bunsen * Termômetro acoplado à rolha * Água Destilada (H2O)
Primeiramente, foi adicionado cerca de 4 mL de água destilada ao tubo de ensaio. Em seguida, o tubo de ensaio foi vedado com uma rolha