Capitulo a
Hernan Hertzberger desenvolveu neste livro um método diferente de explicar arquitetura. Em vez de apresentar cada obra separadamente e comentá-la em seguida todas suas características, ele organizou os aspectos semelhantes entre elas e as apresentou oferecendo um embasamento teórico e mais aprofundado sobre o tema abordado.
O autor defende a idéia de que todo trabalho provém de antecedentes, conhecimentos prévios, relacionados à própria cultura. A maioria dos artistas, inclusive os arquitetos, têm hábito de ocultar suas referências e é justamente o contrario que Hertzberger estimula aos estudantes de arquitetura que o façam, pois assim o entendimento é maior e o estimulo também para, juntamente com outros conhecimentos, melhorar e adequar o projeto ao que é esperado, tornando-as ferramentas de trabalho.
Para completar o pensamento o autor conclui “o objetivo de minhas ‘lições’ sempre foi estimular os estudantes, despertar neles uma mentalidade arquitetônica que pudesse capacitá-los a fazer seu próprio trabalho” (pág. 5)
CAPÍTULO 1 – PUBLICO E PRIVADO
Público e privado são conceitos que de modo geral podem parecem distintos, assim como coletivo e individual, pois num sentido absoluto podemos dizer que
“publico é uma área acessível à todos e a qualquer momento, a responsabilidade por sua manutenção é assumida coletivamente. Privada, é uma área cujo acesso é determinado por um pequeno grupo ou por uma pessoa, que tem a responsabilidade de mantê-la” (pág. 12)
Embora sejam termos estabelecidos pela sociedade, a preocupação dos arquitetos envolve a relação entre esses termos (público/privado e coletivo/individual) e o que isso causa à sociedade, colocando-os um face ao outro.
O seguinte esquema ilustra melhor a graduação entre esses termos, tendo referências como o acesso, responsabilidade e a relação entre o que é privado e público:
rua gradação de acesso casa