Quimica
Solução é qualquer mistura homogênea. Os componentes de uma solução são chamados soluto e solvente. O Soluto é a substância dissolvida no solvente. Em geral, está em menor quantidade na solução. O Solvente é a substância que dissolve o soluto (LUIZ MOLINA, 2007).
O preparo preciso de uma solução em laboratório pode ser feito em recipiente conhecido pelo nome de balão volumétrico. Eles apresentam volume fixo de solução (CRUZ, 2004).
No ensino de Química especificamente, a experimentação deve contribuir para a compreensão de conceitos químicos, podendo distinguir duas atividades: a prática e a teoria (ALVES, 2007).
A atividade prática ocorre no manuseio e transformações de substâncias e a atividade teórica se verifica quando se procura explicar a matéria. Entende-se que a melhoria da qualidade do ensino de Química deve contemplar também a adoção de uma metodologia de ensino que privilegie a experimentação como uma forma de aquisição de dados da realidade, oportunizando ao aprendiz uma reflexão crítica do mundo e um desenvolvimento cognitivo, por meio de seu envolvimento, de forma ativa, criadora e construtiva, com os conteúdos abordados em sala de aula, viabilizando assim a dualidade: teoria e prática. (DOMINGUEZ, 1975).
Reconhece-se que é preciso reformular o ensino de química nas escolas, visto que as atividades experimentais são capazes de proporcionar um melhor conhecimento ao aluno, por isso, as reflexões deste trabalho visam abranger a importância da atividade experimental no ensino de química (AMARAL, 1996).
2 OBJETIVO
Inteirar os alunos no preparo de soluções, seus cuidados e medidas analíticas assim como dar base para atividades em que se utilize tal conhecimento no que tange a outras disciplinas do curso.
3 Metodologia experimental
MATERIAIS: * Balança de precisão * Balões Volumétricos de 25 e 100 mL. * Bastão de Vidro * 2 Béqueres de 100 mL * Espátula * 1 Funil Simples * Pipeta * Pisseta