Capoeira Pedagógica
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
Capoeira Pedagógica
MÉTODO DE ENSINO DA CAPOEIRA PARA CRIANÇAS
ALUNOS:
Rio de Janeiro, 2013
MÉTODO DE ENSINO DA CAPOEIRA PARA CRIANÇAS
Trabalho de Capoeira Apresentado como Requisito Para Obtenção de Nota na
Disciplina Prática da Capoeira
Licenciado em Educação Física
Escola de Educação Física e Desportos
Centro de Ciências da Saúde
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Orientador(a): Augusto Fascio
Rio de Janeiro, 2013
INTRODUÇÃO O presente trabalho tem como meta principal expor as relevâncias que a Capoeira, uma manifestação da cultura corporal brasileira, tem para os objetivos da Educação Física Escolar, focado dentro da proposta de ensino conceituado.
A Capoeira, entendida como uma manifestação surgida no seio do desenvolvimento da sociedade brasileira, em todas suas fases de rejeição e aceitação, desta mesma sociedade, sendo hoje admirado e estimulado, torna-se um instrumento riquíssimo para Educação Física Escolar para se usar em objetivos centrados na perspectiva da transformação social. Torna-se, pela sua rica história de luta e de gestos, uma excelente forma de promover a leitura histórica da realidade brasileira, assim como, transparecer os valores éticos e morais vividos através de uma prática que tem como sinônimo, resistência e vitória.
A CAPOEIRA NO CAMPO EDUCACIONAL
A capoeira ensinada na escola, desde que bem ministrada, pode contribuir no desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor de uma criança. Acima de tudo, procura principalmente educar, desenvolver os valores característicos do ser humano.
É um instrumento riquíssimo, que procura despertar na criança uma postura crítica e transformadora, uma vez que sua origem, sua história, suas inúmeras facetas e formas de expressão possibilitam ao aluno vivenciar múltiplas experiências nos mais diversos âmbitos da sua personalidade, corporeidade, emocionalidade e realidade social, histórica e cultural.
É preciso apenas