sexualidade
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO SEXUAL
6o. ANO
EXECUÇÃO:
REALIZAÇÃO:
PUBERDADE
População: 11 anos - 5ª série / 6º ano
Objetivo: Conhecer e aprender a lidar com as mudanças da puberdade, sensibilizando para o auto-cuidado com o corpo - prevenção.
1ª Oficina: As Mudanças do Corpo na Puberdade Objetivo: Promover o conhecimento dos participantes em relação às mudanças físicas, aos caracteres sexuais primários e secundários na puberdade.
Duração: 50 min
Material: Álbum seriado - Jogo de Corpo 4 Folhas de papel Kraft Canetas hidrocor
Procedimento:
1. Aquecimento Pedir para os participantes ficarem em pé, fazerem uma roda e darem as mãos. Em seguida, pensar em mudanças que ocorrem no corpo durante a puberdade. Pedir para cada um dizer, em voz alta, uma dessas mudanças.
2. Ação
O educador solicita que os alunos formem quatro grupos com o mesmo número de pessoas, aproximadamente.
Distribui para cada grupo uma folha de papel Kraft para desenhar o contorno do corpo, determinando, por sorteio ou aleatoriamente, o que cada grupo deverá desenhar.
O educador solicita aos subgrupos que elejam um participante para deitar sobre a folha, emprestando o contorno de seu corpo.
A seguir, dá as seguintes orientações: o grupo 1 desenha o corpo interno feminino, o grupo 2 o corpo externo feminino, o grupo 3 o corpo interno masculino e o grupo 4 o corpo externo masculino.
Explicar aos participantes que na segunda etapa eles irão preencher o corpo contornado e ressaltar neste todas as alterações físicas da puberdade que ocorrem no rosto, no tronco e nos membros.
Após o preenchimento das mudanças da puberdade, o educador deve salientar que este corpo tem um dono e que, portanto, eles devem dar um nome para o desenho. Este nome não deve ser o de nenhum dos colegas da turma.
Ao término, o educador pede para os participantes sentarem em semicírculo e cada grupo apresenta a sua produção.
Após cada apresentação, o educador compara o