sexualidade
Na adolescência o jovem passa por diversas mudanças corporal e emocional e grande parte dessas mudanças estão relacionadas com a sexualidade. É uma questão muito preocupante, pois, em sua maioria os jovens não fazem uso das diversas informações que eles tem acesso não colocando em prática, várias vezes, acarretando situações indesejadas, tais como: gravidez indesejada, DST's (doenças sexualmente transmissíveis), confrontos familiares, distúrbios hormonais (GUARIGLIA et al, 2000). Segundo Gonçalves, 2009 [p.23]
Essa é uma etapa da rebeldia, da irreverência, da agressividade, dos questionamentos, da ironia, da falta de responsabilidade, da instabilidade, por fim, é a época de ir na contramão de tudo e de todos.
A adolescência é encarada pelos jovens simplesmente como a puberdade, e de acordo com Gonçalves, 2009 [p.24]
Na cultura brasileira, geralmente são as mudanças biológicas da puberdade, isto é, o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários, que, geralmente, marcam o inicio da adolescência. Mas não é pouco comum encontrarmos jovens que ainda não desenvolveram caracteres da puberdade, mas já vivem a sua adolescência. Daí podemos dizer que estes fenômenos podem ou não ocorrer paralelamente e que a adolescência é da ordem social, enquanto a puberdade é de ordem biológica.
Na adolescência o jovem sofre diversas mudanças no corpo, no entanto não é só o físico que modifica, pois as mudanças também ocorrem no intelecto, no campo afetivo e social. Esses aspectos se inter-relacionam e desde a infância influenciam no desenvolvimento do adolescente, principalmente na questão da sexualidade. As vivências sexuais acontecem desde o início da vida, e o jovem que não viveu essa fase inicial de forma positiva, com bons exemplos, apresenta grandes possibilidades de desenvolver sua sexualidade com irresponsabilidade (GONÇALVES, 2009).
A sexualidade dos jovens está ligada diretamente a muitos fatores, dentre eles podemos ressaltar: a maturidade