sexualidade
A sexualidade no ser humano atravessa um longo desenvolvimento e tem início na adolescência. Cada pessoa tem seu desenvolvimento. No menino a puberdade se inicia com a primeira ejaculação ou polução e com as transformações que começam a ocorrer no corpo. Nas meninas, os seios começam a se desenvolver e diversas outras características físicas.
O estirão – Nos meninos, ocorre entre 14 e 16 anos. Nas meninas entre 11 e 12 anos. É a fase que mais se cresce. Menarca – nome da primeira menstruação. O corpo da menina, que já havia ganhado volume, passa a ganhar contornos femininos. Semenarca – primeira ejaculação no menino e desenvolvimento dos testículos. Nos meninos a puberdade começa mais tarde, por volta dos 13 anos.
A masturbação na adolescência dos meninos é um acontecimento muito marcante, que geralmente começa antes da puberdade. É uma atividade importante porque proporciona um autoconhecimento do corpo e das suas sensações e emoções.
Os adolescentes podem sentir-se culpados com a prática da masturbação, pois em nossa cultura ela está associada a pecado, sujeira e outros mitos. Quando chega a adolescência o rapaz fica com a atenção voltada, sobretudo para seus genitais, muitas vezes tem ereção que ele próprio não controla.
“Sexualidade na infância e adolescência”, no dia 25 de maio de 2013, reunindo 54 profissionais do serviço de acolhimento na sede da Colméia, em São Paulo.
O tema foi abordado pelas especialistas: Yara Sayão e Renata Guarido, ambas psicanalistas, com experiência em atendimento clínico e supervisão para equipes de alguns serviços de acolhimento de SP . Contamos ainda com 4 mediadores do Instituto Fazendo História, para acompanhar os subgrupos nas discussões e na troca de experiências entre as diferentes instituições.
Pensar a sexualidade no contexto do acolhimento traz muitos desafios, não apenas pela dificuldade de se falar sobre este tema, mas por entendermos que quanto menos se conversa em equipe