As Consequencias do Neopentecostalismo
A atratividade dos novos conceitos trazidos pelo movimento neopentecostal encontrou um Brasil de braços aberto. Nossa população pobre e humilde tem sido rapidamente influenciada pelas promessas de prosperidade, tranquilidade e honra que este movimento prega e defende, afinal de contas, quem não gostaria de ter a solução imediata de seus problemas, a cura de suas doenças e a “engorda” de suas contas bancarias? Além disso, a ideia de que podemos conquistar o que desejamos com o poder de nossas próprias palavras é um encanto difícil de ser ignorado.
Anúncios com “explosões de curas”, “proteção contra a crise mundial” e “prosperidade sem medidas”, típicas de igreja neopentecostais, são capazes de agregar centenas de pessoas em qualquer tipo de ambiente, e está fórmula foi rapidamente assimilada por muitas igrejas outrora tradicionais, vislumbrando um crescimento que nunca alcançaram em décadas de existência.
A revista Ultimato publicou, durante reportagem, o anúncio de uma comunidade neopentecostal brasileira, radicada nos Estados Unidos, com os seguintes dizeres:
Desemprego, caminhos fechados, dificuldades financeiras, depressão vontade de suicidar, solidão, casamento destruído, desunião na família, vícios(cocaína, crack, álcool, etc.), doenças incuráveis (câncer, aids, etc.), dores constantes (de cabeça, coluna, pernas), insônia, desejos homossexuais, perturbações espirituais(você vê vultos, ouve vozes, tem pesadelos, foi vitima de bruxaria, macumba, inveja ou olho grande), má sorte no amor, desanimo total, obesidade, etc. ... Nós! Sim, nós temos a solução para você!
É difícil imaginar alguém que não se identifique com pelo menos um destes problemas, especialmente se pensarmos na situação da sociedade brasileira, sempre envolta a pensamentos místicos, a pobreza, seitas e instabilidade econômica, fruto de anos de exploração internacional e colonização desorganizada e heterogênea. No Brasil não foi diferente, o