Cultura e socialização
Alunas: Marislândia Chaves e Suzamara Müller
Professora: Jasiana Piovesan
Série: 301 Magistério
Cultura: o conteúdo da socialização
Herval D’Oeste, maio de 2014
Santa Catarina – SC
1 Introdução
“A socialização é o processo através do qual as crianças, ou outros novos membros da sociedade, aprendem o modo de vida da sociedade em que vivem. Este processo constitui o principal canal de transmissão da cultura através do tempo e das gerações. A criança humana é a mais desamparada de todas as crias. Uma criança não consegue sobreviver sozinha e sem ajuda, pelo menos durante os primeiros quatro ou cinco anos de vida. A socialização é, portanto, o processo pelo qual as crianças indefesas se tornam gradualmente seres autoconscientes, com saberes e capacidades, treinadas nas formas de cultura em que nasceram.”
A educação, de um modo geral, visa oferecer condições de acesso e de ampliação de cidadania mediante práticas educativas de sistematização dos conhecimentos socialmente acumulados pela humanidade. Tais práticas são formalizadas no âmbito da escola cuja função primordial é a construção de conhecimentos gerais que permitam aos educandos apropriarem-se dos bens culturais historicamente produzidos pela sociedade (SILVEIRA,NADER & DIAS, 2007).
A socialização é um tipo específico de interação que molda a natureza da personalidade humana e, por sua vez, o comportamento humano, a interação e a participação na sociedade. A internalização de ideias e valores estabelecidos coletivamente e a assimilação de papéis e de comportamentos socialmente desejáveis fazem parte da cultura.
2 Desenvolvimento Elementos da cultura
A Cultura tem inserida nela, elementos materiais e espirituais.
Os elementos materiais compreendem em si as obras realizadas, por exemplo, as habitações, o vestuário, os monumentos, os alimentos, etc.
Os elementos espirituais de uma cultura envolvem