Socialização, Cultura e Padrões Culturais
A SOCIALIZAÇÃO pode ser definida como o processo de aprendizagem e interiorização de normas e valores, característicos de uma comunidade, do qual os indivíduos e os grupos são alvo, tendo assim como objetivo a integração do indivíduo na sociedade.
Há dois tipos de socialização: a primária e a secundária.
A socialização primária decorre essencialmente durante a infância e a adolescência, e deixa marcas para toda a vida. Por influência da família e da escola, a pessoa adquire hábitos de higiene e de alimentação, habitua-se ao domínio da linguagem, às regras de cortesia, ao convívio, etc.
A socialização secundária ocorre a propósito das alterações significativas na condição social das pessoas adultas, como por exemplo: a mudança de estado civil, a entrada no mundo de trabalho ou uma pessoa ficar desempregada. Conclui-se então que a socialização dos indivíduos faz-se ao longo de toda a sua vida.
Cultura e padrões culturais Quando falamos de sociedade, referimo-nos a um conjunto de pessoas que se relacionam entre si e que, de forma mais ou menos organizada, cooperam umas com as outras. O modo de vida próprio de uma sociedade é o que se pode designar por cultura.
Conceito de cultura
A CULTURA é a herança social constituída por condutas, ideias, costumes, sentimentos, atitudes e