Psicologia B Cultura
Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Psicologia B
Cultura
Trabalho realizado por: Bruno Almeida, Sofia Lopes, Tiago Tavares, João Ferreira e Gonçalo Cruz
Ano/Turma: 12º11
Índice:
Fatores no processo de tornar-se Humano ….. 1
Fatores no processo de tornar-se Humano ….. 2
Cultura ………………………………………………………… 3
Padrões Culturais ………………………………………… 4
Socialização …………………………………………………. 5
Fatores no processo de tornar-se humano
Ao longo do nosso desenvolvimento vamo-nos tornando cada vez mais humanos através da aprendizagem. A capacidade humana permite-nos adaptar ao meio em que vivemos e até adaptá-lo a nós próprios.
Estas competências de produzir e lidar com vários fatores vem da nossa rede neuronal complexa do cérebro. Estas competências desenvolvem-se através do processo de socialização e pela aprendizagem feita com outras pessoas.
Assim, a sociabilidade é algo essencial para o desenvolvimento humano porque, só na interação com os outros é que adquirimos novos conhecimentos capazes de compensar a indigência biológica da espécie, completamente desprovida de instintos.
O ser humano logo que nasce tem características genéticas próprias. Relaciona-se também o facto de uma criança estar totalmente dependente dos pais nos primeiros anos de vida devido ao seu inacabamento biológico (prematuridade). Outra componente é a neotenia que permite ao individuo manter capacidades de alterações mentais e físicas profundas ao longo da vida.
Logo que um bebé nasce começa a construir mecanismo de interação com o meio que o envolve (sobretudo o familiar). O bebé só vai desenvolvendo as suas aptidões através do contacto com a sociedade.
Tal como os animais, o homem apesar de ser racional também é um homem gregário, isto é, organiza a sua vida em interação com os outros. A ‘’gregaridade’’ consiste então na estruturação da vida individual de acordo com a organização social.
Existem casos de crianças conhecidos e estudados que dizem que,