Bomba De C Lcio
A membrana plasmática tem como função fazer uma permeabilidade seletiva, nem tudo entra com facilidade. Ela é semipermeável:
- Permeável a moléculas pequenas como água, álcool e hidrofóbicas como o gás carbônico.
- Impermeável a moléculas hidrofílicas grandes, por exemplo, moléculas orgânicas como a glicose e as proteínas estas para passar pela membrana precisam de uma proteína de transporte. Assim como temos os rins também que tem membranas impermeáveis que pra passar esses íons, precisam de proteínas de canal iônico, logo as proteínas vão permitir esse transporte de íons.
Tem moléculas aqui no meio intra e no meio extra, essas que tão no meio extra necessitam de uma proteína transportadora de membrana, a proteína da MP tem duas funções, ela realiza a importação e a exportação de substância (carreadora) que é uma permease (proteínas enzimáticas que sofrem mudanças conformacionais, é a mesma coisa que a carreadora) que vai transportar solutos como a glicose, proteínas e os ácidos nucleicos e também vai ter uma proteína que vai formar poros aquosos que são proteínas de canais iônicos, podendo ou não haver consumo de energia.
Vamos ver como ocorre o transporte na membrana, se é um transporte passivo, ou ativo.
A bicamada lipídica transporta de acordo com o gradiente de concentração do meio menos para o mais, ou o inverso, quando o transporte é passivo ou ativo, vai depender do tamanho da solubilidade, se é grande ou pequeno, se ela é solúvel ou lipossolúvel.
As moléculas lipossolúveis são hidrofóbicas apolares, ou seja, se difundem pela MP, por exemplo o gás carbônico e o oxigênio entram por difusão simples (não necessitam de proteína carreadora), outras moléculas que se difundem facilmente pela bicamada são as moléculas polares de carga neutra como a uréia, a água, o álcool, não há consumo de energia. A bicamada é impermeável a moléculas carregadas negativamente e a moléculas como a glicose, proteína. O intestino absorve tudo, as proteínas