Socioogia- Socialização e cultura
2134 palavras
9 páginas
Escola Secundaria José Gomes FerreiraSociologia
Socialização e cultura
2014/2015
Índice
Introdução 3
Cultura 3
Socialização 6
Novas representações sociais 7
Conclusão 8
Introdução
O estudo da disciplina de sociologia oferece varias potencialidades formativas e que desenvolvem a nossa forma de compreender a sociedade e o mundo atuais, saber enfrentar situações disfuncionais e agitadoras da coesão social, entre diversos outros benefícios. A sociologia, surgindo das transformações dos comportamentos sociais, de uma comunidade para uma anterior, resultantes da industrialização e da necessidade de perceber esses comportamentos, servira para a análise do tema em estudo.
No tema “Socialização e cultura” a definição de cultura e a sua composição serão a chave para compreender a socialização do ser humano e as novas representações sociais, que derivam da visão de uma pessoa sobre o assunto, num mundo da globalização em que os média são o elo de ligação. Deste modo, num conjunto de normas, crenças e valores vão sendo apreendidos pelo sujeito que permitirão a sua integração no grupo; da mesma forma que com este trabalho procuramos atingir um trabalho que se integre na definição dos temas propostos a abordar.
Cultura
Cultura e o seu significado
Cultura é uma das características principais e exclusivas do ser humano, distinguindo-se dessa forma dos seres irracionais, sendo uma característica impossível de desenvolver individualmente dado que diz respeito a um grupo que está ligado a diversos níveis. A palavra em si tem dois sentidos: sociológico que diz respeito a integração de um grupo numa dada cultura e o comum, que diz respeito ao nível de cultura, podendo ser visto como o nível educação de um certo individuo em comparação ao outro.
Cultura abrange todas as realizações materiais e os aspectos espirituais de um povo. Ou seja, é o fruto da humanidade, seja no plano