Sociologia
O processo de socialização
Socialização – processo dinâmico através do qual os indivíduos aprendem os valores, as regras e as práticas da sociedade a que pertencem
Ou seja:
Quando nascemos, somos integrados numa família, existente numa determinada sociedade, com a sua língua, valores, hábitos, tradições e práticas sociais que nos são ensinados e incutidos num processo permanente e contínuo.
A integração no grupo familiar e, posteriormente, a nossa aceitação social nos grupos que vamos integrando (escola, amigos, trabalho, etc.) deriva de nos comportarmos de acordo com o que é esperado de nós. É desta forma que aprendemos a ser membros de uma sociedade que por ela somos reconhecidos como tal.
A socialização é um processo que visa a integração do indivíduo nos múltiplos e variados grupos a que irá pertencer ao longo da sua vida.
O processo da socialização, ainda que particularmente significativo durante a infância e a adolescência, continua presente durante o resto da vida dos indivíduos.Com efeito, os indivíduos são influenciados pelo meio social envolvente, o que os leva a aprenderem e modificarem constantemente os seus comportamentos ao longo de todas as fases da sua vida.
Aprendemos os valores fundamentais e as condutas básicas que nos permitem comunicar com os outros agentes sociais, ao mesmo tempo que adquirimos os 1ºs conhecimentos do mundo que nos rodeia - socialização primária (família)
Na maturidade, os indivíduos têm de fazer face a novas situações, próprias da idade adulta. As adaptações e aprendizagens necessárias ao desempenho destas novas funções que lhes permitem integrar-se num mundo social específico – socialização secundária (ex: amigos)
O processo de socialização prolonga-se, assim, pela vida do indivíduo, e está presente em todas as atividades que realiza de acordo com os mecanismos próprios da