Alimentos e energia
PROEJA Info – Biologia - 1° período - 2011 Profa. Margarete Pereira Friedrich
Alimentos e Energia
1) Nós, seres humanos, necessitamos de matéria prima e energia para sobreviver, nos manter vivos, nos refazer constantemente, repondo o que “morreu” ou parou de funcionar, crescer e reproduzir. Suprimos estas necessidades através dos alimentos ingeridos e digeridos todos os dias. Somos seres heterotróficos (hetero = diferente; trofos = alimentação), chamados assim, pois não temos a capacidade de produzir nosso próprio alimento, temos que pegá-lo pronto de outros seres vivos (animais, plantas, fungos, bactérias).
2) As plantas são produtoras de compostos orgânicos ricos em átonos de carbono e ligações com energia, ou seja, são autotróficas (auto = próprio; trofos = alimentos), produzem o próprio alimento. Elas conseguem captar o gás carbônico do ar atmosférico e a energia da luz solar, armazenando-a nas ligações químicas das substâncias que produzem durante a fotossíntese e outras vias metabólicas. Estas substâncias fabricadas, os carboidratos (açúcares), lipídeos (ceras e gorduras), proteínas e vitaminas, junto com a água e os sais minerais que são absorvidos do solo pelas raízes, compõem o alimento, que nada mais é do que os corpos dos seres vivos que são comidos por nós e demais seres, em processos naturais chamados de cadeia ou teia alimentar.
3) A Cadeia e Teia Alimentares são os processos através dos quais as espécies se alimentam umas das outras, obtendo nutrientes (através do ciclo da matéria) e energia (por meio do fluxo de energia). A matéria não se cria do nada, nem some, ela vai sendo transformada nos corpos dos seres vivos que a absorve e incorpora em seus próprios corpos. A energia também se transforma e no final se dissipa no ambiente em forma de calor.
4) Existem vários tipos de energia, que podem ser transformados uns nos outros, como por exemplo: luminosa, solar, calórica, elétrica, mecânica,