Cultura e agentes da socialização
O primeiro factor de influência cultural é a própria família, entendo que os primeiros anos de vidas são os mais importantes na construção da personalidade de um ser humano como se costuma dizer “ o berço acompanha-nos até ao resto da nossa vida”.
Segundo Jean Golfin a socialização é um processo permanente e começa quando o individuo nasce e termina com a sua morte e eu como observador da sociologia concordo em absoluto com esta interpretação.
A escola é referida no texto como um factor de influência cultural cuja função principal e preparar profissionalmente o individuo para a vida mas gostaria de acrescentar que é nas escolas que se começa a ter os primeiros contactos ( em grande maioria dos casos )extra-familiares é como o corte do cordão umbilical e a entrada numa nova realidade que vai infuênciar culturalmente para novas realidades.
Um importante factor de influência cultural é o grupo de amigos principalmente na adolescência que acho que é uma fase em que o indivíduo começa a tentar criar a sua independência e em consequência desse comportamento , começa a criar mais laços culturais com os amigos que propriamente com a sua família.
Depreendo também que nas sociedades modernas o papel da comunicação social é de capital importância na influência cultural a que um individuo está sujeito sem ter por objectivo um determinado grupo social ou facha etária mas sim a sociedade num todo.
Gostava de referir um factor de influência cultural que acho muito importante “a religião”. Apesar de achar que em Portugal a nossa cultura religiosa é vaga e pouco influência têm para a nossa sociedade visto tratarmo-nos dum povo que é religioso por tradição e não por convicção , noutras culturas como a hindu , muçulmana ou budista o papel da religião é o principal para a formação cultural de um povo, reflectindo-se na forma de vestir , comer , na aplicação de leis e educação.
Aspectos da cultura Britânica
Pontualidade e