Agentes
Como se pode definir o processo de socialização?
A socialização pode ser definida como o processo de aprendizagem e interiorização de normas e valores, característicos de determinado meio social tendo assim como objectivo a integração do indivíduo na sociedade.
Inicialmente, quando o ser humano nasce, é apenas um organismo biológico sendo, portanto, um ser culturalmente em branco. Estabelecendo relações com o grupo social que a rodeia, a criança torna-se um ser cultural.Portanto, é possível afirmar que o comportamento do humano tem pouco de instintivo, resultando antes de um processo de aprendizagem. Este processo resulta da interacção e comunicação com outros homens na sociedade e pelo legado cultural (material ou imaterial) transmitido de geração para geração.Através do contacto com os outros indivíduos do ambiente grupal a que pertence, o ser humano adapta o seu comportamento às regras e aos valores implícitos no respectivo contexto social.Assim sendo, a socialização não é um acto determinado no tempo mas, pelo contrário, um processo que decorre ao longo da vida de cada indivíduo.
Dois tipos de Socialização:
Primária - Processo através do qual a criança estabelece relações com os outros elementos da sociedade, tornando-se um membro participante e tendo como principal influência o agente social família. Este processo é o mais importante, pois é onde há a criação de uma estrutura fundamental para toda a socialização do indivíduo. Os pais têm um papel muito importante no que respeita à assimilação de normas, valores e padrões comportamentais. A família é o primeiro agente de socialização e também o mais importante, pois é na fase inicial da vida das crianças que estas assimilam com mais facilidade os valores que lhes são incutidos, isto porque nessa fase as suas relações baseiam-se nos afectos e, como tal, estas estão mais receptivas (funcionam como esponjas). No entanto, a família partilha cada vez