Processo de socialização
2. Objectivos
2.1. Objectivo Geral
* Caracterizar o Processo de Socialização da Criança
2.2. Objectivos Específicos
2.2.1.Definir o conceito socialização
2.2.2.Identificar as características do processo de socialização
2.2.3.Entegrar aspectos consideráveis na Sociedade
2.2.4.Conhecer o processo de socialização e os agentes intervenientes
2.2.5.Identificar os diferentes Tipos de Agentes * Família * Amigos * Escola * Meios de comunicação social * Livros, revistas * Actividades e brincadeiras * Os colegas (entrada no grupo – o isolamento; as relações entre as crianças; a cooperação e a autonomia)
2.2.6. Perceber o papel dos agentes
Partilhamos uma herança genética que nos define como seres humanos. A nossa estrutura cerebral permite-nos desenvolver a linguagem e interpretar os estímulos provenientes do meio. Contudo não basta a herança genética para nos tornarmos humanos. O exemplo de Victor, o menino selvagem é prova disso.
Actualmente as concepções sobre o desenvolvimento humano sublinham o papel das interacções organismo-ambiente, especialmente o ambiente social, sobre as mudanças relativamente duradouras que ocorrem tanto nas características das pessoas como no padrão das suas interacções com o ambiente.
* Deste modo, as interacções sociais têm sido entendidas como um importante factor de desenvolvimento cognitivo, e do desenvolvimento socio-emocional dos indivíduos.
* O processo de desenvolvimento humano, implica processos dinâmicos de construção, reconstrução e plasticidade das características individuais em transacção contínua com as características do ambiente.
“Não podemos viver isolados porque as nossas vidas estão ligadas por mil laços invisíveis.”
Herman Melville
O Homem é um ser social
Texto 1
“Um visitante que chegasse do espaço e que descesse em qualquer lugar